Abertas inscrições para cursos do Novotec Expresso

NOVOTEC EXPRESSO NO CONTRATURNO

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 40 MIL VAGAS EM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, COM ATÉ 40 MIL BOLSAS-AUXÍLIO

O que é o Novotec?
O Novotec é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Educação, que oferece cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional a jovens entre 14 e 24 anos, alinhado com as demandas do mercado de trabalho.

O que é o Novotec Expresso no contraturno?
O Novotec Expresso no contraturno disponibiliza cursos de qualificação profissional a jovens de até 24 anos. O curso pode ser ofertado nos turnos manhã, tarde ou noite e tem duração de 120 horas, realizadas no período de março a junho, com aulas semanais (por volta de 3 dias na semana).
Todos os cursos são ofertados por instituições técnicas de referência, como as ETECs e FATECs do Centro Paula Souza, o SENAC, PROZ e Sequencial.

Qual o formato dos cursos?
Dessa vez tem dois formatos diferentes para o jovem optar:
Cursos presenciais, serão realizados nas unidades próprias das escolas técnicas, utilizando a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do curso. Esse formato está disponível para 124 municípios no Estado de São Paulo.

Quais são os cursos oferecidos na Fatec São Sebastião?

Criação de Sites e Plataformas Digitais tarde presencial 20
Jogos Digitais tarde presencial 20
Comunicação e Projeto de Vida para o Mercado de Trabalho noite presencial 25
Excel Aplicado à Área Administrativa Tarde presencial 20

Todos os cursos possuem carga horária total de 120 horas.
Na inscrição o jovem pode verificar se o curso em questão está sendo ofertado no formato presencial – com o endereço da unidade de oferta – ou no formato remoto síncrono.

Como participar?
Para participar do Novotec Expresso é necessário se inscrever no site (www.novotec.sp.gov.br) e selecionar a opção de curso e unidade de ensino de interesse.

O público apto a se inscrever nos cursos é de jovens 14 a 24 anos com ensino fundamental completo. Dentro deste público-alvo, haverá prioridade para:
Alunos e alunas de qualquer série do ensino médio, regularmente matriculados em escolas da rede estadual, incluindo estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de nível médio;
Alunos e alunas de qualquer sério do ensino médio de ETECs;

No momento do cadastro, além de todos preencherem a data de nascimento, o jovem que está no ensino médio em escola pública da rede estadual deverá preencher o número do Registro de Aluno (RA) para obter prioridade na inscrição. O jovem que está no ensino médio da ETEC deverá preencher o número do seu Registro de Matrícula (RM).

Qual é o período de inscrição?
Os candidatos podem se inscrever entre 08 e 25 de fevereiro, por meio do site www.novotec.sp.gov.br

Como funcionará a convocação dos candidatos para matrícula?
O período de matrícula irá ocorrer entre 26/02 a 08/03. A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por correspondência eletrônica (e-mail), utilizando-se os dados pessoais de cada candidato informados no ato da inscrição.

Quais os critérios de classificação?
O Novotec Expresso não possui prova de seleção. Jovens entre 14 e 24 anos, com ensino fundamental completo estão aptos a se candidatar para uma vaga no Novotec Expresso. Contudo, é importante ficar atento aos critérios de classificação utilizados para selecionar os estudantes quando há mais inscritos do que vagas em um curso:

O Novotec Expresso tem como premissa a paridade de gênero dentro das turmas;
Há prioridade aos estudantes matriculados no Ensino Médio i) da rede estadual e ii) das ETECs do Centro Paula Souza.

Quando os cursos têm início?
Os cursos têm previsão de início para 14 de março de 2022.

Qual a data de término do curso dos cursos?
Os cursos deverão ser concluídos até o dia 08 de julho, podendo haver variações de acordo com cada unidade de ensino.

Ao realizar a inscrição, a vaga é assegurada no curso?

Ainda não. O recebimento da confirmação da inscrição não assegura a efetivação da matrícula no curso. Após a inscrição e seguindo os critérios de classificação dos inscritos será enviada a convocação para matrícula em 1ª chamada. Havendo vagas remanescentes, os inscritos em lista de espera serão convocados.

Sobre a Bolsa-Auxílio

Como é a Bolsa-Auxílio Novotec Expresso?
A bolsa-auxílio do Novotec Expresso tem o valor total de até R$ 600. Esse valor é dividido em 4 parcelas mensais de R$ 150, que são referentes à máxima duração do curso que é de 4 meses – março, abril, maio e junho.

O pagamento da parcela mensal se dará após a aferição da frequência no mês subsequente das aulas ministradas. Por exemplo, a parcela da bolsa do mês de março será paga no final de abril, desde que em março o estudante tenha frequentado no mínimo 75% das aulas dadas, e assim acontecerá para os outros meses até a conclusão do curso.

Quem tem direito a receber a Bolsa-Auxílio do Novotec Expresso?
Podem receber a bolsa-auxílio os estudantes que estiverem matriculados nas turmas do Novotec Expresso que têm início em Março de 2022, desde que atendam os critérios de elegibilidade conforme abaixo:
Estar regularmente matriculado no Ensino Médio nas escolas da rede estadual da Secretaria de Educação, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, e nas ETECs do Centro Paula Souza.
Apresentar frequência de 75% nas aulas do Novotec Expresso no mês de referência
Estudantes de 14 e 15 anos, além dos critérios acima, para receber o auxílio devem ter renda familiar de até 3 salários-mínimos e devem cadastrar um responsável financeiro.
O responsável financeiro dos alunos de 14 e 15 anos é quem depois terá que entrar com o seu cadastro no Bolsa do Povo e sacar o bolsa-auxílio.

Como é o pagamento da Bolsa-Auxílio do Novotec Expresso?
O Programa Bolsa do Povo é o responsável pelo pagamento do benefício. Os estudantes beneficiários primeiro devem fazer o cadastro no LoginSP pelo Portal do Bolsa do Povo. Depois de iniciado os cursos, os beneficiários vão receber em seu domicílio ou na Escola Estadual onde estudam um cartão personalizado do Bolsa do Povo para conseguir sacar o recurso no caixa eletrônico.

PARCERIA COM A FUNDAÇÃO CASA

Comments are closed.