Estágios

 

O estágio é o primeiro passo para sua atuação no mercado de trabalho, para o início do seu Network e para o seu aprendizado prático; ele pode ser feito desde o primeiro semestre na faculdade até o final da sua jornada na FATEC SS.

 

Entenda um pouco mais sobre a importância e a lei do estagiário:

Lei11788_25set2008

ESTG0_ManuaEstagioFatecSS

Como conseguir um estágio?

 

O nosso Setor de Estágios te convida para participar do GRUPO DE ESTÁGIOS – PASSO A PASSO –  na plataforma Teams, lá publicamos algumas vagas que recebemos diretamente de empresas e vagas que buscamos na internet. Para participar, envie um chat, pelo Teams, para Tatiana Martins Alméri solicitando a sua inclusão.

Também oferecemos consultorias:

  • Elaboração de Currículos;
  • Banco de Dados (informações restritas ao setor de Estágios) para empresas que pedem indicação de alunos;
  • Como se portar em entrevistas;
  • Como se portar em dinâmicas;
  • Como estruturar um vídeo de auto apresentação;
  • Construção de um Projeto de Vida;
  • Bate papo sobre o que você quiser.

Estamos de braços abertos para te receber, venha nos conhecer!!!

 

Consegui um estágio, o que devo fazer?

 

Você precisará, obrigatoriamente, fazer um Termo de Compromisso com a empresa que está concedendo o estágio a você. Caso esse documento seja estruturado diretamente com a FATEC SS, deverá encaminhar à empresa concedente os arquivos que se seguem:

Termo-de-Compromisso-Plano-de-Atividade

 

O mais comum é que a empresa concedente contrate uma outra empresa que passa a ser responsável pela elaboração dos documentos necessários além da supervisão do estágio. Exemplos dessas Empresas: NUBE, CIEE, AGIEL, dentre outras.

Tanto diretamente com a FATEC quanto via empresas facilitadoras, o estagiário-estudante deverá enviar os documentos (via chat para Tatiana Martins Alméri) para que o Setor de Estágios analise e recolha a assinatura do diretor. Não esqueça de recolher a assinatura da empresa concedente e de assinar antes de nos encaminhar.

 

Estou no 3º, 4º ou 5º semestre; o que devo fazer para cumprir o meu estágio obrigatório?

Fazer a matrícula no Estágio Supervisionado juntamente com a matrícula de suas matérias semestrais, mesmo que ainda não esteja estagiando.

Depois, caso não esteja estagiando, para conseguir cumprir o estágio obrigatório, você deverá buscar um estágio – a partir do terceiro para Logística e Gestão Empresarial e a partir do quarto semestre para GTI – semestre do seu curso. As obrigatoriedades são as seguintes:

  1. Estar matriculado no Estágio Supervisionado (esta matrícula é realizada juntamente com as matérias tradicionais antes do início do seu semestre);
  2. Cumprir no mínimo 240 horas de estágio (o que dá mais ou menos dois meses e meio se você fizer seis horas por dia e 30 horas por semana);
  3. Entregar o Relatório Inicial depois do primeiro mês da matrícula (as entregas são feitas via Teams para Tatiana Martins Alméri) – Segue o Croqui do relatório: Relatório Inicial 

Entregar o Relatório Inicial (com data retroativa – data de início que está no seu contrato até 09 de maio de 2022)

4. Entregar o Relatório Final após cumprir no mínimo 240 horas (as entregas são feitas via Teams para Tatiana Martins Alméri) – Segue o Croqui do relatório: Relatório Final

 

Entregar o Relatório Final (até 01 de junho 2022)

 

ATENÇÃO FORMANDOS

As entregas deverão ser feitas via Teams até o dia 01/06/2022 obrigatoriamente, caso contrário você NÃO COLARÁ GRAU.

 

Existe alguma alternativa com relação ao estágio obrigatório?

 

Sim!!!!

Alunos que trabalham na área que estão cursando;

Alunos proprietários de empresas;

Iniciação Científica;

Monitoria.

Os alunos que trabalham na área deverão entregar a fotocópia escaneada da carteira de trabalho (parte da identificação e da contratação) ou uma declaração de prestação de serviço da empresa ou um comprovante de vínculo com órgãos federais, estatutários ou municipais, juntamente com o Relatório Final.

Os alunos proprietários de empresas deverão apresentar um comprovante legal dessa propriedade juntamente com o Relatório Final.

Os monitores deverão solicitar para a nossa secretaria o comprovante dessa monitoria e elaborar o Relatório Final.

O cumprimento da Iniciação Científica valida a obrigatoriedade do estágio, aproveite e dê uma espiadinha nessa possibilidade.

 

Não esquecer de especificar no relatório qual das alternativas acima você pertence, além de modificar as nomenclaturas. 

Relatório-Final Trabalho, Monitoria ou Prestação de Serviço

Mas se você não se encaixou em nada disso, aguarde, no início do semestre te visito em sala de aula para apresentar o Setor de Estágios e me deixarei a disposição para a conquista desse primeiro grande passo para o mercado de trabalho, ok?

 

Responsável: Profª Drª Tatiana Martins Alméri

Comments are closed.