Fatec S.S. cria projeto para ajudar alunos que sofrem de depressão

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, o suicídio é uma grande questão de saúde pública em todo mundo e trata-se de um problema muito preocupante, uma vez que são registrados mais de 800 mil casos por ano, e esse índice só cresce.

Para o órgão mundial, as causas do suicídio podem variar desde solidão, passando por presença de outras doenças, problemas de relacionamento, dificuldades financeiras, bullying, perdas afetivas, abuso de entorpecentes, timidez e, sobretudo, a crescente doença, considerada o mal deste século, a depressão.

Preocupado e sensibilizado com o problema, o Diretor Geral da Fatec, Prof. Ms. Daniel Jung, divulgou nesta semana o Projeto Perceba e Reaja, que tem o intuito de oferecer ajuda aos alunos que estejam apresentando sinais de depressão. Segundo consta no projeto, a depressão é uma doença que acomete até 12% da população mundial. Pessoas deprimidas possuem maior risco de morrer prematuramente. Há uma piora significativa na qualidade de vida e deterioração da saúde geral.

Para tanto, foi criado no site da Fatec, um canal, para que para que se possam relatar sintomas de depressão que estejam acometendo algum colega de curso, a fim de que a gestão da Faculdade busque ajuda para esse estudante.

O diretor explica que qualquer um da comunidade acadêmica, seja estudante, professor ou funcionário que tenha observado em algum aluno comportamento ou frases que indiquem sintomas da depressão, poderão entrar em contato pelo formulário no link do site da Fatec.

“Em um segundo momento, realizaremos uma capacitação para o reconhecimento desses sinais de depressão, afim de conseguirmos ter uma percepção cada vez melhor, quando nos depararmos com um possível caso. Caso queiram, os alunos poderão relatar os casos percebidos, anonimamente. O importante é que nós tenhamos conhecimento para podermos ajudar. Contamos com a colaboração de todos para minimizar os sofrimentos daqueles que estão acometidos por essa grave doença”, ressaltou o diretor.

Os contatos devem ser feitos no link http://fatecsaosebastiao.edu.br/portal/perceba-e-reaja/ no site da faculdade.