Fatec S.S realiza de cursos de capacitação para os docentes

Este ano letivo na Fatec São Sebastião foi marcado pela realização de várias capacitações para os professores.

Ainda no início do ano, no mês de março, ocorreu o curso de capacitação em Design Thinking. Que se trata de uma nova abordagem para ser utilizada em sala de aula, que busca a solução de problemas de forma coletiva, sob uma perspectiva de empatia, que consiste em tentar mapear e mesclar a experiência cultural, a visão de mundo e os processos inseridos na vida dos indivíduos, no caso os alunos, com o objetivo de obter uma visão mais completa na solução de problemas. Tal método colabora tanto com relação aos assuntos pertinentes às disciplinas em sala de aula, como aos obstáculos que possam aparecer na vida em geral.

Em julho aconteceu outro curso para os docentes, desta vez a capacitação em Metodologias Ativas, que é uma nova concepção educacional que coloca os estudantes da graduação como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o estímulo à crítica e reflexão é incentivado pelo professor que conduz a aula, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio aluno, que tem a oportunidade de aperfeiçoar sua autonomia e capacidade cognitiva.

Em agosto foi a vez do curso de capacitação Think Tank, ou fábrica de ideias, que consiste em ensinar como se formar grupos de reflexão, para análise de assuntos sob diversos eixos temáticos. Desta forma, sendo utilizado em sala de aula, o método permite influenciar na opinião dos alunos, sobre as alternativas às questões que envolvem os temas em pauta e, assim, transformá-los em novos formadores de opinião.

Os resultados das capacitações já puderam ser notados e comentados pelos alunos no decorrer do ano, uma vez que vários professores, já passaram a dotar as novas propostas de ensino que lhes foram apresentadas.

Curso Think Tank

Curso metodologias Ativas