Gestão de Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação

Perfil Profissional

O Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação atua num segmento da área de informática que abrange a administração dos recursos de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados. O profissional egresso desse curso define parâmetros de utilização de sistemas, gerencia os recursos humanos envolvidos, implanta e documenta rotinas, controla os níveis de serviço de sistemas operacionais e banco de dados, gerenciando os sistemas implantados, lidera equipes e possui visão ampla da TI, contribuindo efetivamente para os processos de tomadas de decisões empresarias, resolução de problemas e estruturação de projetos de tecnologia.

 

Áreas de Atuação

O Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação pode exercer funções em todas as camadas hierárquicas de uma empresa, ocupando cargos de consultor, gerente e até diretor. Pois, o curso prepara o aluno para assumir papéis estratégicos, apoiando decisões que envolvem investimentos tecnológicos, contratação, gestão de pessoas e financeira.

O formando poderá atuar em pequenas e médias empresas do setor privado, empresas públicas, de auditoria, especializadas em TI, instituições financeiras e consultorias. O profissional pode ainda abrir sua própria empresa de TI ou consultoria. (CPS)

Pela característica do curso proposto, o tecnólogo pode atuar ainda como analista de sistemas, gestor de equipes de desenvolvimento de sistemas, analista de negócios ou ainda como programador, pois o curso oferece fortes bases de linguagens de programação e lógica computacional.

Além disso, o profissional administra os recursos de infraestrutura em Tecnologia da Informação de uma empresa, desde as equipes de profissionais até o consumo de papel e cartucho, passando pela criação e desenvolvimento de projetos e sistemas. Identifica soluções para pequenas e médias empresas - selecionando, por exemplo, os equipamentos e os softwares mais adequados - ou contratando terceiros para fazer esse trabalho e outros serviços, como implementação de sistemas de segurança e de banco de dados. Pode ainda realizar consultorias e auditorias de sistemas. Por oferecer uma visão da Tecnologia da Informação a partir da Gestão, o tecnólogo desenvolve uma capacidade de tomada de decisão muito mais eficaz e fundamentada em conhecimento de TI.

 

Projeto Pedagógico do Curso

Gestão da Tecnologia da Informação

Duração: 6 semestres

Resumo da Carga Horária:

  • 2400 horas (atende CNCST)
  • 240 horas de ESTÁGIO CURRICULAR
  • 160 horas do Trabalho de Graduação
  • Total 2800 horas

Horário: Manhã

Coordenador

Prof. Fabio Lippi Silva

fabio.lippi277@fatec.sp.gov.br

Tel.: (12) 38923015 - Ramal: 27

 

Comments are closed.