Centro Paula Souza

cps_logoO Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). A instituição administra 220 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 66 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), reunindo aproximadamente 290 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos, em mais de 300 municípios.

As Etecs tem mais de 208 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Médio e Técnico Integrado ao Médio, com 139 cursos técnicos para os setores industrial, agropecuário e de serviços, incluindo habilitações nas modalidades semipresencial, online, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e especialização técnica.

Já nas Fatecs, cerca de 80 mil alunos estão matriculados em 72 cursos de graduação tecnológica, em diversas áreas, como Construção Civil, Mecânica, Informática, Tecnologia da Informação, Turismo, entre outras. Além da graduação, são oferecidos cursos de pós-graduação, atualização tecnológica e extensão.

nova-sede-cps

Complexo inaugurado em 2013 abriga a administração central do Centro Paula Souza, a Etec Santa Ifigênia e o Centro de Capacitação

A instituição foi criada pelo decreto-lei de 6 de outubro de 1969, na gestão do governador Roberto Costa de Abreu Sodré (1967 – 1971), como resultado de um grupo de trabalho para avaliar a viabilidade de implantação gradativa de uma rede de cursos superiores de tecnologia com duração de dois e três anos.

Em 1970, começou a operar com o nome de Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo (CEET), com três cursos na área de Construção Civil (Movimento de Terra e Pavimentação, Construção de Obras Hidráulicas e Construção de Edifícios) e dois na área de Mecânica (Desenhista Projetista e Oficinas). Era o início das Faculdades de Tecnologia do Estado. As duas primeiras foram instaladas nos municípios de Sorocaba e São Paulo.

A trajetória do Centro Paula Souza vai além de seus 45 anos de fundação. Sua memória mistura-se com a história centenária do ensino profissional público em São Paulo. Em 1969, o órgão nasceu com a missão de organizar os primeiros cursos superiores de tecnologia, mas no decorrer das décadas, acabou englobando também a educação profissional do estado em nível médio, absorvendo unidades já existentes e construindo novas Etecs e Fatecs para expandir o ensino profissional a todas as regiões do Estado.

Fatec São Sebastião

logo_fatecSS_peqCriada pelo Governo do Estado de São Paulo mediante a publicação do Decreto nº. 53.373. Iniciou suas atividades acadêmicas no 1º semestre de 2.009, com a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial, com 80 vagas semestrais, sendo 40 para o período vespertino e 40 para o período noturno.A unidade iniciou as atividades com o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial, com 80 vagas semestrais no período vespertino e noturno.

fatec-ss
  • No 1º semestre de 2013 foi implantado o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Portuária, com 40 vagas semestrais para o período matutino.
  • No 2º semestre de 2015 foi implantado o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial EaD, com 40 vagas semestrais.
  • No 1º semestre de 2016 foi implantado o Curso Superior de Tecnologia em Logística, com 40 vagas semestrais para o período matutino.
  • Atualmente possui 477 alunos matriculados em seus 04 Cursos Superiores de Tecnologia.