Primeiro semestre 2021 na Fatec tem início com aulas remotas até o retorno à fase amarela da pandemia

As aulas na Fatec S.S., que retornam nesta segunda, dia 08, serão totalmente remotas, num primeiro momento, conforme já vem ocorrendo desde o início da pandemia, de acordo com as determinações do Governo do Estado.

Segundo o Diretor Geral da Fatec, Prof. Ms. Daniel Jung, o retorno às aulas presenciais poderá ocorrer ainda nesse semestre, dependendo do andamento da pandemia na região.

“De acordo com as últimas instruções do Governo do Estado, a volta às aulas presenciais poderá ocorrer na semana seguinte após a região voltar à fase amarela. Para tanto, o Centro Paula Souza já preparou todos as suas unidades, com os equipamentos de segurança necessários, como totens de álcool gel e máscaras, entre outros, para que essa possível volta seja feita da forma mais segura possível. O plano prevê a volta ao presencial de forma gradual. Num primeiro momento, somente até 35% do número de alunos matriculados voltarão a frequentar aulas presenciais”, explicou.

Ainda, segundo o diretor, essa porcentagem implica às disciplinas classificadas como de nível 5, que são aquelas que dependem dos laboratórios da faculdade para serem ministradas. “No caso dos cursos da nossa Fatec, serão as disciplinas voltadas aos programas de simulação e às disciplinas mais específicas da Informática”, completa.

Portanto, as disciplinas mais teóricas tendem a continuar no modo remoto, com aulas on-line síncronas, ou seja, realizadas nos respectivos horários das aulas presenciais, pela plataforma Teams adotada pelo Centro Paula Souza.

O diretor adverte, ainda, que para envolver todos os alunos, além do Teams, os professores têm liberdade para utilizar de toda e qualquer ferramenta de comunicação que ele considere válida.

“A pandemia veio para transformar as relações de trabalho, sociais e educacionais vigentes até então. Foi preciso nos reinventarmos para não pararmos nossos cursos e, à medida do possível, temos conseguido fazer isso da melhor forma. Estamos mudando o jeito de conceber a educação e, mesmo quando houver a volta ao modelo presencial, esse aprendizado do modo remoto não será perdido. A tendência do ensino híbrido – que se utiliza as duas formas, remoto e presencial – certamente é uma tendência para o futuro”, afirmou o diretor.