Secretaria Acadêmica

Prezada Aluna (o):

Nesta seção você encontrará as informações relevantes sobre os procedimentos acadêmicos da Fatec São Sebastião, objetivando auxiliar o aluno ingressante e veteranos a dirimir eventuais dúvidas e direcionar suas reivindicações.

Toda solicitação deverá ser realizada via formulário que pode ser baixado nesta página. 

Qualquer dúvida, entre em contato com a secretaria acadêmica pelo telefone ou e-mail disponibilizado ao lado.

Abaixo, você encontrá os principais termos e definições relativos a sua vida acadêmica. Antes de solicitar qualquer informação veja se o que você procura não está descrito aqui. 

Nesta página você encontrará os documentos e formulários relativos a solicitações de gerais da Fatec de São Sebastião. Clique no documentos abaixo para fazer o download.

 

TERMINOLOGIAS

O aluno pode requerer aproveitamento de estudos que dá direito à dispensa de uma disciplina já cursada em uma instituição ou outro curso. Isso é possível quando: a No ato da matrícula inicial e será objeto de parecer conclusivo da Coordenadoria do respectivo curso. b Serão aceitas solicitações de equivalência posteriores ao primeiro semestre do curso quando o aluno demonstrar que cursou a disciplina em outra Instituição de Ensino Superior após seu ingresso, ou quando alguma alteração na matriz curricular seja feita no seu curso. Obs: A equivalência em disciplinas idênticas e já cumpridas em outros cursos do Centro Paula Souza será automática.
Determinação de datas e prazos para os procedimentos acadêmico-administrativos a serem cumpridos. O calendário escolar é aprovado semestralmente pela Congregação da Fatec São Sebastião.
É a identificação de cada disciplina, simplificando-lhe a nomeação. Na Secretaria Acadêmica, as disciplinas são identificadas por letras e números totalizando seis dígitos.
É a disciplina/atividade cujo conteúdo programático deve ser ministrado concomitantemente ao de outra disciplina/atividade, por ser indispensável para o seu entendimento e compreensão. Exemplo: Uma disciplina A (teoria) é co requisito de outra B (interdisciplinar), quando se exige a matrícula simultânea na disciplina A como condição para matrícula na disciplina B.
Detalhamento dos assuntos desenvolvidos por determinada disciplina. É estabelecido e regulado pelo Coordenação e pelo professor responsável da disciplina.
Conjunto dos estudantes regularmente matriculados na Fatec São Sebastião
Conjunto de professores da Fatec São Sebastião.
Após a conclusão total do curso e a outorgada que confere o grau de Tecnólogo ao aluno, a Secretaria Acadêmica entra com o processo de Diploma junto ao Centro Paula Souza, o qual obrigatoriamente expede o documento, dentro do prazo de um ano.
Componente curricular estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso, aprovado pelo Coordenação, pela Congregação da Fatec São Sebastião e pelo Conselho Estadual de Educação - CEE.
Imprescindível para a formação básica e profissional do aluno.
Subárea de concentração de conhecimentos dentro da área de um curso.
Atividade com a função de garantir vinculação do curso com o mercado de trabalho e assegurar a viabilização da relação entre a teoria e a prática, pode ser obrigatório a partir do terceiro semestre, desde que esteja estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso ou de livre e espontânea vontade do aluno.
Atendimento domiciliar legal concedido ao aluno amparado a requerer este recurso. Os alunos que podem requerer exercício domiciliar são: - Alunas gestantes, a partir do 8º (oitavo) mês de gestação, por um período de 90 (noventa) dias ou, em casos excepcionais com comprovação médica, por período superior; - Portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas, desde que constituam em ocorrência isolada.
Presença às aulas das disciplinas/atividades programadas no Projeto Pedagógico do curso. A frequência mínima de 75% em cada disciplina ou atividades é obrigatória por lei.
Documento comprobatório da situação acadêmica do aluno, contendo conceitos obtidos, informações sobre seu desempenho no vestibular e sobre seu curso.
Prazo máximo de semestres para a obtenção de aprovação em todas as disciplinas obrigatórias e/ou optativas/ eletivas do curso de ingresso, na Fatec São Sebastião este prazo é de dez semestres.
Ato de vinculação do estudante à Fatec São Sebastião e esta deve ser renovada semestralmente pela internet, pelo sistema SIGA.
Documento elaborado pelo professor responsável e aprovado pela Coordenação e pela Congregação da Fatec São Sebastião, que deve conter as seguintes informações sobre a disciplina: nome, código, curso a que está vinculada, semestre/período em que é ministrada, número de horas semanais/semestrais (teóricas e práticas), turno, ementa, objetivos, conteúdo programático, estratégias, critério de avaliação, bibliografia (básica e complementar).
Disciplina cujo o conteúdo é indispensável à compreensão dos assuntos ministrados em outra. Uma disciplina não pode ser cursada antes da aprovação naquelas que constituem seus pré-requisitos.
Calendário Escolar – a Secretaria Acadêmica disponibiliza ao aluno o calendário escolar referente ao semestre letivo, que estabelece todos os prazos para os procedimentos acadêmicos gerais da Fatec. Carteira de Identidade Estudantil – expedido pela Secretaria Acadêmica, constitui documento oficial de identificação do aluno, válido nas dependências da Instituição ou fora destas quando em atividade escolar supervisionada. Atestado de matrícula e histórico - podem ser solicitados pelo aluno na Secretaria Acadêmica em requerimento próprio, ou pelo sistema SIGA. Extrato Escolar - expedido ao término de cada semestre, o extrato escolar contém os dados atualizados sobre o desempenho do aluno nas disciplinas cursadas.
A matrícula inicial é obrigatoriamente realizada em todas as disciplinas do primeiro semestre de estrutura curricular do curso. A não apresentação da documentação exigida para a matrícula inicial, no prazo estipulado pela Secretaria Acadêmica, implica na desclassificação do ingressante. Informe-se sobre o aproveitamento de disciplinas neste manual. Conforme Artigo 2º da Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, é proibido uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, no curso de graduação, 2 (duas) vagas, no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma Instituição Pública de Ensino Superior em todo o território nacional.
As matrículas subsequentes à inicial devem ser renovadas semestralmente, no período fixado no calendário escolar, pela internet através do site https://www.sigacentropaulasouza.com.br/aluno. Essas matrículas são efetuadas por disciplina ou conjunto de disciplinas (mínimo de três por semestre letivo, exceto nos casos de integralização de créditos de determinado período), recomenda-se que sejam respeitados seus pré-requisitos (condições consideradas indispensáveis para a matrícula em determinada disciplina) e seus co-requisitos (aulas de laboratório e/ou práticas, visitas e outros). Informe-se sobre os pré-requisitos e co-requisitos de disciplinas com seu coordenador de curso. Deve ser observada a compatibilidade de horário entre as disciplinas.
O aproveitamento de estudos em determinada disciplina é concedido ao aluno que comprove documentalmente sua aprovação em disciplina equivalente cursada em instituição de ensino superior. Ela deve ser solicitada pelo aluno junto à Secretaria Acadêmica da Faculdade no ato de sua matrícula inicial e será objeto de parecer conclusivo da Coordenadoria do respectivo curso A equivalência entre disciplinas pode ser concedida desde que haja similitude entre os seus programas e compatibilidade de cargas horárias, superiores a 70% (setenta por cento), conforme o artigo 52 da Seção III (Aproveitamento de Estudos) da Deliberação CEETEPS—12, de 14/12/2009. A solicitação de aproveitamento de estudos deve ser protocolada na Secretaria da Faculdade, anexando os documentos: I - requerimento dirigido ao Diretor da Faculdade; II - original e/ou cópia autenticada do histórico escolar do curso superior concluído. Deste documento deverão constar os períodos letivos cursados com as respectivas disciplinas, suas cargas horárias e os aproveitamentos obtidos. Deve ainda constar do histórico a identificação do documento legal de reconhecimento do curso; III - cópia do diploma registrado, no caso de graduados; IV - original e/ou cópia autenticada das ementas e programas de disciplinas objeto de aproveitamento de estudos. Durante o período concedido aos Professores Responsáveis por disciplinas para análise do processo, o requerente fica obrigado a frequentar regularmente as aulas das disciplinas para as quais solicitou a dispensa.
Modalidade de aluno: • Regular: é o aluno matriculado regularmente nas disciplinas de seu curso de graduação. Recebe o correspondente diploma, após o cumprimento total dos currículos programados para o curso. • Especial: aluno matriculado em disciplinas isoladas dos cursos de graduação que, após cumprimento das exigências de frequência e aproveitamento, tem direito a certificado. A matrícula do aluno em regime especial fica condicionada à disponibilidade de vaga na disciplina requerida.
Será cancelada a matrícula quando: I - Constatada a ausência injustificada do aluno ingressante por concurso vestibular em todas as aulas das 2 primeiras semanas do primeiro período letivo regular correspondente ao semestre de ingresso; II - O aluno ingressante não obtiver aprovação em nenhuma das atividades curriculares em que está matriculado no primeiro período letivo regular correspondente ao seu ingresso, não computados aproveitamentos de estudos eventualmente concedidos; III - O aluno, após 6 (seis) semestres de matrícula regular não tiver obtido um Percentual de Progressão superior a 33%; IV - O aluno não concluir seu curso de graduação no prazo máximo fixado para a sua integralização, não computados os trancamentos de matrícula; V - O aluno solicitar o cancelamento por escrito; VI - O aluno não confirmar o trancamento automático previsto neste regulamento; VII - O aluno for enquadrado em situação de trancamento, não tendo mais direito a nenhum trancamento; VIII - A Fatec tomar conhecimento de que o aluno está matriculado em outra instituição pública de ensino superior; IX - O aluno for condenado à pena de expulsão em processo disciplinar.
Artigo 35 - O aluno que ingressou na Fatec tem direito, mediante solicitação, a 2 (dois) trancamentos de matrícula consecutivos ou não. § 1º - Cada trancamento de matrícula terá a duração de um período letivo regular. § 2º - A solicitação do trancamento de matrícula poderá ser feita a partir do início da pré-matrícula e até o transcurso de 2/3 (dois terços) de um dado período letivo. § 3º - Durante a vigência do trancamento o aluno não poderá cursar nenhuma disciplina de graduação em qualquer Faculdade do Centro Paula Souza. § 4º - É vedado ao aluno o trancamento de matrícula no período letivo de seu ingresso no curso que realiza.
O remanejamento interno numa mesma Fatec dar-se-á na seguinte ordem: I - Mudança de turno em um mesmo curso; II - Mudança de curso em um mesmo turno; III - Mudança de curso e de turno. Para o preenchimento de vagas remanescentes em segundos semestres de um dado curso, terão prioridade os ingressantes do semestre anterior, seguindo-se os demais alunos. Cada aluno poderá pleitear apenas um remanejamento por processo desencadeado na sua Unidade e, se desejar, de dois outros processos em Unidades distintas daquela em que está matriculado. Para ter direito à solicitação de remanejamento o aluno deverá possuir pelo menos metade das disciplinas do primeiro semestre do curso pretendido já cursadas com aproveitamento. O prazo máximo de integralização do aluno será mantido quando o mesmo for remanejado. Se a projeção de integralização demonstrar que o aluno não conseguirá obter 33% de disciplinas cursadas até o prazo sugerido para a integralização do curso, será eliminado do processo de remanejamento. Para a determinação do semestre em que o aluno poderá solicitar remanejamento, será calculado seu Percentual de Progressão no Curso pretendido. O resultado obtido será comparado com os Percentuais de Progressão da sugestão para integralização do curso e escolhido o semestre com PP imediatamente superior ao do aluno. Para a classificação dos candidatos que atenderem às normas vigentes, caso o número de solicitações exceda o número de vagas num dado semestre/curso, será utilizado o seguinte cálculo: Classificação = PR x PP Onde: PR = Percentual de rendimento, nos termos já descritos no presente regulamento; PP = Percentual de progressão no curso pretendido. A inscrição para o preenchimento de vagas remanescentes será feita nos períodos estabelecidos pelo Calendário Escolar.
- Não Cursada (NC) - Em Curso (CR) - Aprovado por Nota e Frequência (AP) - Reprovado por Nota (RN) - Reprovado por Frequência (RF) - Dispensa por Aproveitamento de Estudo (AE) - Aprovado por Exame Específico de Avaliação (EA) - Dispensado por Proficiência (EP) - Trancamento de Matrícula (TM) - Desistência de Disciplina (DM) - Cancelamento de Matrícula (CM) - Cumprimento de Estágio não Obrigatório (EC) - Trancado em Reprovação por Nota (TM) - Trancado em Reprovação por Falta (TM) - Desistente em Reprovação por Nota (DM) - Desistente em Reprovação por Falta (DM) - Aprovado (AP) - Reprovado (RP) - Convenio - Mobilidade Estudantil (CV) - Transferido (TF) - Dispensa por Aproveitamento em Intercâmbio (AI)
Em conformidade com o Parágrafo 2º, Artigo 45, Seção VI do Regimento Unificado das Fatecs publicado do DOE de 19.12.2006, é obrigatório o comparecimento do aluno, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das atividades programadas pelas disciplinas, para não ser automaticamente reprovado por falta. No caso de aulas de reposição, estas deverão ser devidamente registradas na lista pelo professor.
Não há abono de faltas, exceto nos seguintes casos: - Convocação para cumprimento de serviços obrigatórios por lei; - Exercício de representação estudantil em órgãos colegiados, nos horários em que estes se reúnem; - Falecimento de cônjuge, filho, pais ou padrastos e irmãos, 3 (três) dias; - Falecimento de avós, sogros e cunhados, 2 (dois) dias. Em qualquer dos casos previstos, deverá haver comprovação mediante apresentação, na secretaria acadêmica e num prazo de até 15 (quinze) dias após a ocorrência, de uma cópia de documentação correspondente: convocações, declarações ou atestados, conforme o caso.
É o prazo estabelecido para o aluno cumprir todos os componentes curriculares estabelecidos no Projeto Pedagógico de seu curso, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação - CEE. Os cursos da Fatec São Sebastião têm uma integralização de no mínimo seis semestres (03 anos) e no máximo de 10 semestres (05 anos).
Todas as Instituições preocupadas com a constante buscam na melhoria dos serviços prestados necessitam de um Sistema de Avaliação. Tal sistema possibilitará, através de indicadores e métricas adequadas, avaliar os principais componentes do Sistema Educacional, quais sejam: infraestrutura, corpo docente, corpo discente, metodologias e processos. O Sistema de Avaliação Institucional – SAI – cujo principal componente é o questionário disponibilizado anualmente no segundo semestre de cada ano é o sistema de avaliação da nossa Instituição. Este questionário, disponibilizado pela Internet, deve ser respondido por alunos, professores, funcionários e membros do corpo diretivo da Instituição. Representa também um dos canais de comunicação para sugestões à disposição dos alunos. O preenchimento é muito importante para a nossa Instituição pois permitirá avaliá-la e buscar as melhorias que forem necessárias. Trata-se, na verdade, de um diagnóstico da Fatec São Sebastião, onde você, aluno, é o elemento principal e, por isto, pedimos sua colaboração. Os constantes apontamentos feitos nos últimos anos, por meio desses questionários (SAI), poderá à direção tomar as providências para o aprimoramento de nossa Instituição.

Acesse o Siga:

Diretora Acadêmica 

Áurea Ruivo

f189acad@cps.sp.gov.br

Tel.: (12) 38923015 - Ramal: 20

Horário de Atendimento:

Segunda à Sexta
7:30h às 21:00h

Fale conosco

Comentários estão encerrados.