Trabalho de Graduação – TG

TRABALHO DE GRADUAÇÃO

 

ATENÇÃO - Orientações sobre o Trabalho de Graduação diante da pandemia COVID-19

A elaboração de um Trabalho de Graduação (TG) é uma das atividades curriculares exigida dos formandos para a avaliação do processo de aprendizagem. A atividade de Trabalho de Graduação está prevista no Projeto Pedagógico do Curso e é obrigatória para sua integralização e expedição do diploma. Ela é composta da elaboração, por parte do(s) aluno(s), com orientação de professor(a), de um trabalho de síntese criativa dos conhecimentos proporcionados pelos componentes curriculares do curso e é submetido à avaliação de uma banca examinadora.

Trabalho de Graduação (TG): atividade orientada por docente, desenvolvida pelo aluno ou pelos alunos, caso seja feito em dupla, com o objetivo de desenvolver pesquisa e aplicação sobre tema relevante de alguma área estabelecida de acordo com os Eixos Temáticos, listados abaixo, cumprindo as exigências metodológicas da elaboração de um trabalho de cunho científico, com a utilização de referencial teórico apropriado, promovendo o interesse pela pesquisa e pela continuidade dos estudos após a graduação, e em aplicações nas mais diversas formas de gestão do conhecimento.

A realização do TG em dupla deve primar pela necessidade de dois alunos para desenvolver e aplicar a pesquisa, do contrário, pode ser recusado pelo Professor orientador.

O TG é a produção, sob orientação, de um documento escrito caracterizado como:

  • Produção de um trabalho que busque teoria e demonstre alguma aplicação da mesma;
  • Revisão bibliográfica que sirva para embasar casos de experiência vivenciada pelo(s) aluno(s), em seu estágio ou em sua vida profissional;
  • Relatórios técnicos, com o devido embasamento teórico, que demonstrem associação de teorias e práticas relativas ao curso;
  • Trabalho que venha a ser publicado em revistas técnico-científicas indexadas ou em anais de congressos;
  • Apresentação de trabalhos acadêmicos submetidos a congressos, que tenham culminado em apresentação, por parte do aluno, de workshops, palestras ou conferências.

 

 

Coordenadora 

Profª. Me. Alciene Ribeiro Feitosa da Silva

alciene.ribeiro@fatec.sp.gov.br
Tel.: (12) 3892 3015 - Ramal 30

Atendimento: 
Quarta-feira: 11:30h às 12:30h
Quarta-feira: 17:00h às 19:00h

Agora a Fatec São Sebastião conta com três possibilidades para aprovação na disciplina de Trabalho de Graduação II. Você poderá elaborar o Trabalho de Graduação (TG) no modelo tradicional, seguindo as diretrizes estabelecidas no Manual de TG da Fatec São Sebastião ou submeter um artigo científico em Congressos, Simpósios, Feiras nacionais e internacionais. Além disso, caso submeta e tenha seu artigo aceito em uma Revista Científica você poderá substituir a elaboração do TG.

A Fatec São Sebastião incentiva fortemente os alunos a elaborarem artigos e submeterem em Revistas, Congresso, Simpósios e Feiras tendo em vista o valor acadêmico e profissional dessa experiência. 

Regras para artigos aprovados em Congressos

Alunos que forem aprovados e apresentarem seus artigos em Congressos, Simpósios e Feiras Tecnológicas poderão obter a equivalência nas disciplinas de TG I e TG II. Para tanto, as regras abaixo devem ser observadas:  

1. Somente serão aceitos artigos científicos orientados formalmente (vínculo) por professores da Fatec.

2. A apresentação do artigo no evento deverá ocorrer no momento em que o aluno estiver formalmente matriculado nas disciplinas de TG I e/ou TG II. 3. Só serão aceitos para fins de equivalência de TG, os artigos definidos como " Trabalho Completo", não sendo permitido os "Resumos" ou "Resumos Expandidos".

4. Os artigos devem ter no máximo dois autores (alunos), excetuando-se o orientador que deverá ser incluído como autor.  

Os alunos que optarem pela elaboração de artigo deverão procurar o orientador para definir o melhor evento científico para submissão de seu trabalho. O orientador deverá consultar o responsável pela disciplina de TG II a fim de verificar a validade do evento para fins de equivalência, salvo em casos de eventos anteriormente aceitos.  

Na hipótese de não aprovação do artigo submetido no evento, os alunos poderão defender o TG ou aguardar uma nova submissão no mesmo ou em outro evento.  

Obs.: A apresentação de artigos em eventos científicos é uma experiência de enorme relevância para a formação profissional. Assim, a Fatec São Sebastião orienta que todos os alunos busquem iniciar seus projetos de pesquisa ainda no 4º semestre, visando tem tempo para análises aprofundadas e refinamentos metodológicos.

Comments are closed.