• Autor

Núcleo de Tecnologia da Informação
    14/06/2024 - às 16:00

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Apresentação

A CPA é uma comissão formada por membros de diferentes segmentos da comunidade acadêmica, como professores, alunos, funcionários administrativos e membros da comunidade externa, que tem por finalidade contribuir com o planejamento, a elaboração, a coordenação e o monitoramento da política de autoavaliação institucional. Essa participação abrangente, promove uma abordagem participativa e inclusiva, garantindo que diversas vozes sejam ouvidas no processo de avaliação institucional.

A Comissão desempenha um papel fundamental na garantia e melhoria da qualidade educacional, pois é responsável por conduzir processos de avaliação interna na instituição, analisando aspectos como infraestrutura, currículo, corpo docente, recursos pedagógicos, entre outros.

A presença de uma CPA é exigida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC). Isso significa que a instituição precisa ter uma CPA em pleno funcionamento para cumprir as normas e manter o reconhecimento do MEC.

A CPA promove a transparência ao compartilhar os resultados das avaliações com a comunidade acadêmica e a sociedade. Isso contribui para uma maior prestação de contas e permite que toda a comunidade compreenda como a instituição está se desempenhando e onde precisa melhorar.

A avaliação interna é essencial para identificar áreas de melhoria e fortalecer o desempenho institucional. Pois, com base nas análises dos seus resultados, a CPA sugere ações para melhorias e acompanha a implementação dessas sugestões. Isso incentiva um ciclo contínuo de melhoria da qualidade, ajudando a instituição a se adaptar a novas demandas e desafios educacionais.

Em resumo, a CPA é essencial para manter e melhorar a qualidade do ensino, cumprir requisitos regulamentares, garantir transparência e prestação de contas, fomentar a melhoria contínua e promover a participação de todos os envolvidos no processo educaciona
Venha prestigiar os talentos da Fatec e se surpreender com a criatividade e competência dos nossos alunos!

Autoavaliação institucional

A autoavaliação institucional é um processo pelo qual uma instituição de ensino superior analisa suas próprias atividades, recursos e resultados para avaliar sua qualidade e eficiência. Esse processo é conduzido internamente e coordenado pela CPA. Tem como objetivo principal identificar pontos fortes, áreas de melhoria e oportunidades de desenvolvimento, a fim de promover a qualidade e a eficácia dos programas e serviços oferecidos pela instituição.

Trata-se de um recurso que as Instituições de Ensino Superior (IES) possuem para verificar junto à sua comunidade acadêmica (interna e externa) questões importantes que interferem na qualidade institucional.

Por meio dela busca-se a melhoria da qualidade do ensino, a orientação da expansão de sua oferta, a consolidação da função social do ensino superior e o desenvolvimento institucional.

É um processo contínuo, sistêmico e participativo, crucial para garantir a qualidade e a melhoria contínua da IES. De modo que permite que a instituição avalie seu desempenho, identifique áreas de aprimoramento e implemente ações corretivas para atender às expectativas da sociedade e cumprir os padrões regulatórios.

Composição da CPA da Fatec São Sebastião – mandato até Setembro de 2025

• Prof. Me. Fábio Lippi Silva – representante do corpo docente (presidente)

• Profa. Fernanda Freitas – representante do corpo docente

• Igor Vieira Nunes (GTI) – representante do corpo discente

• Gabriela Pereira dos Santos(GE) – representante do corpo discente

• Izabela Cristina Neves dos Santos – representante do corpo técnico-administrativo

• Veridiana Abe – representante do corpo técnico-administrativo

• Marcelo Forestieri Fernandes – representante da comunidade externa

• Algumas conquistas da CPA da Fatec São Sebastião

• Ampliação do número de laboratório de 1 em 2019, para 5 em 2022;

• Oferta livre e gratuita de internet por Wifi e salas de estudos;

• Melhora da velocidade da internet e serviço de Wifi;

• Aumento do número de salas de aula no período noturno;

• Climatização de salas de aula e laboratórios;

• Implantação de cursos superiores na área da computação;

• Laboratórios móveis com notebooks.

• Próximos desafios da CPA:

• Ampliar a participação nos processos de autoavaliação;

• Ampliar o reconhecimento da importância da CPA e da participação na autoavaliação;

• Climatização de todas as salas de aulas;

• Melhoria da iluminação de todas as salas de aula;

• Ampliar o conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Fatec São Sebastião;

• Ampliar a participação dos alunos nas aulas;

• Promover mais eventos de convivência entre os alunos e de disseminação da cultura e da arte.

• Confira os últimos relatórios:

- Relatório CPA 2019
    - Relatório CPA 2020
    - Relatório CPA 2021
    - Relatório CPA 2022
    - Relatório CPA 2023
    - Regulamento CPA
    Compartilhe essa notícia com os amigos!