• Autor

FATEC São Sebastião
    22/12/2023 - às 13h31

Fatec São Sebastião e a Aldeia Indígena Rio Silveiras: Uma Parceria para Sustentabilidade e Empoderamento Social

Fatec São Sebastião tem demonstrado seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social por meio de um projeto de extensão com a Aldeia Indígena Rio Silveiras. Esta parceria está estabelecendo novos padrões de integração entre educação, autonomia indígena e desenvolvimento sustentável.

Em uma recente visita à aldeia, realizada na última quarta-feira, e acompanhado por Silas Barsotti, engenheiro da Casa da Agricultura de São Sebastião, foram avaliadas áreas para plantio de bananas, batata doce, amendoim e melancia. O objetivo é não apenas atender o autoconsumo da comunidade indígena, mas também gerar excedentes para venda, especialmente para programas de alimentação escolar.

Além da promoção da segurança alimentar e do desenvolvimento econômico, um dos aspectos inovadores deste projeto é a criação de uma incubadora social. Esta incubadora é destinada a amparar a associação dos indígenas, proporcionando-lhes suporte técnico, administrativo e comercial. Essa iniciativa representa um passo significativo em direção ao fortalecimento e ao aumento da renda dos membros da comunidade indígena, permitindo-lhes maior participação e reconhecimento na economia local.

Os estudantes do curso de Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) avaliaram os computadores da escola indígena e realizaram os reparos necessários. A colaboração entre a diretoria da Fatec e da escola indígena também resultou em 11 inscrições de indígenas para o Vestibular 2024.

A implementação da incubadora social será crucial para assegurar a sustentabilidade do projeto a longo prazo. Ela oferece um modelo replicável e escalável para outras comunidades e instituições de ensino, demonstrando como a colaboração e o apoio técnico podem resultar em benefícios mútuos. Por meio dessa iniciativa, a Fatec São Sebastião está não só contribuindo para a melhoria das condições de vida da Aldeia Indígena Rio Silveiras, mas também fomentando um ambiente de aprendizagem prática e aplicada para seus alunos.

Essa parceria reflete uma abordagem holística e inovadora no que diz respeito à extensão universitária, combinando sustentabilidade ambiental, empoderamento econômico e respeito às tradições culturais. Este projeto exemplifica como as instituições acadêmicas podem efetivamente contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade mais justa e integrada.

Compartilhe essa notícia com os amigos!