• Autor

Centro Paula Souza
    15/02/2024 - às 18h40

Dia da Mulher | Conheça histórias de busca por harmonia entre estudo e maternidade

Com a necessidade de dividir o tempo entre os cuidados com a família, casa, trabalho e estudo, alunas do CPS se destacam e comemoram o 8 de março com a experiência do Intercâmbio Cultural
Imagem da notícia

Essas três mulheres têm muito a comemorar neste dia 8 de março. São mães, profissionais e estudantes do mais alto nível, com destaque em suas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. Após um mês de Intercâmbio Cultural, com tudo pago pelo Centro Paula Souza (CPS), as estudantes voltaram ao País, trazendo na bagagem os frutos de um esforço que só elas sabem o tamanho.

Enfim universitária, aos 38 anos

O Intercâmbio Cultural habitava os sonhos da Marinês Queiroz desde que entrou na Fatec São Sebastião, aos 38 anos. Se o sonho universitário, tão adiado, se concretizou, por que não a primeira viagem internacional?

“Eu morava em Ilhabela e trabalhava como corretora de seguros. Não tinha tempo nem opção de universidade por perto. Há 13 anos, me casei e mudei para São Sebastião, e a ideia de estudar voltou aos planos”, conta.

Na época, nasceu a filha Camilly, hoje com 11 anos. Marinês seguiu trabalhando como administradora em uma madeireira da cidade. Com o incentivo do marido, prestou vestibular em julho de 2021 e se encantou com curso de Gestão Empresarial.

“Não perdia uma aula, me dedicava ao máximo aos trabalhos e provas. Estava encantada, mas muito estressada com a rotina de cuidados com casa, filha, marido, trabalho e estudo”.

Decidiu sair da madeireira e fazer um estágio com horário reduzido, mais fácil de administrar. Focou no curso e mostrou seu potencial: foi a única selecionada para o Intercâmbio Cultural, em sua unidade.

“Nunca imaginei que seria selecionada! Por isso, fiz questão de aproveitar cada segundo: meu primeiro passaporte, o primeiro voo, cada pedaço dessa cidade maravilhosa e cheia de cultura. Fica a lição de que ser mãe e casada não deve limitar meus sonhos”, diz.

Mais histórias

Conheça as histórias das outras duas alunas do CPS que participaram do Intercâmbio Cultural e comemoram o Dia da Mulher com a experiência de estudar e viajar clicando aqui.

Compartilhe essa notícia com os amigos!